9 anos de American Life
American
Life é o nono álbum de inéditas da nossa rainha do Pop. O álbum foi
lançando no dia 22 de abril de 2003 e está comemorando o seus 9 anos.
Madonna teve a ajuda de Mirwais Ahmadzaï para a produção deste álbum.
Nele contém referências à cultura americana, sendo considerado um álbum
conceitual, tendo temas como o "sonho americano" e "materialismo".
É considerado um dos trabalhos mais arriscados da carreira de Madonna, tanto no nível artístico como no comercial. As canções do álbum são uma mistura de elementos techno com elementos de música folk e acústico. As letras giram em torno de questões relacionadas com a fama da cantora, além de envolverem temas políticos e religiosos. Devido ao facto de as canções refletirem um momento específico da vida da cantora, e sendo um álbum conceptual.
O álbum não foi muito bem recebido, obteve avaliações mistas de críticos musicais. Alguns elogiaram a obra, observando a "inovação" em uma época em que o gênero R&B era utilizado por outros artistas, porém alguns o intitularam como "frouxo" e "antipatriótico". Nos Estados Unidos e no Reino Unido, o álbum estreou no número um de suas paradas musicais, sendo o trigésimo segundo álbum mais vendido de 2003. Apesar de ter estreado em primeiro lugar nas listas de mais vendidos de vários países, o álbum acabou por vender apenas quatro milhões de cópias em todo o mundo.
É considerado um dos trabalhos mais arriscados da carreira de Madonna, tanto no nível artístico como no comercial. As canções do álbum são uma mistura de elementos techno com elementos de música folk e acústico. As letras giram em torno de questões relacionadas com a fama da cantora, além de envolverem temas políticos e religiosos. Devido ao facto de as canções refletirem um momento específico da vida da cantora, e sendo um álbum conceptual.
O álbum não foi muito bem recebido, obteve avaliações mistas de críticos musicais. Alguns elogiaram a obra, observando a "inovação" em uma época em que o gênero R&B era utilizado por outros artistas, porém alguns o intitularam como "frouxo" e "antipatriótico". Nos Estados Unidos e no Reino Unido, o álbum estreou no número um de suas paradas musicais, sendo o trigésimo segundo álbum mais vendido de 2003. Apesar de ter estreado em primeiro lugar nas listas de mais vendidos de vários países, o álbum acabou por vender apenas quatro milhões de cópias em todo o mundo.
American Life
– foi o primeiro single do álbum, a canção não conseguiu obter o
mesmo êxito de lançamentos anteriores de Madonna nos Estados Unidos. A
canção foi considerada antipatriótica por muitos ouvintes devido às
críticas e às declarações da Madonna contra a decisão de George W. Bush
de enviar tropas para invadir o Iraque, ação apoiada pela maioria dos
estadunidenses naquele primeiro momento. No resto do mundo, a canção
atingiu sucesso bem maior do que nos Estados Unidos, atingindo a
primeira posição nas paradas do Canadá, da Dinamarca, de Israel, da
Itália, do Japão e da Suíça. Além de ter atingido a segunda posição na
Eurochart Hot 100, na Grécia, na Espanha, na Suécia e no Reino Unido.
Na Austrália, na Áustria, no Chile e na Romênia atingiu a sétima
posição; na França e na Alemanha, a décima.
Hollywood
– o segundo single ficou entre os dez primeiros em charts no Canadá,
Reino Unido, Finlândia e Itália, mas devido à mensagem anti-guerra que
o vídeo da música single antecessor do álbum, American Life, tinha
apresentado. Hollywood se tornou o primeiro single que perdeu a
Billboard Hot 100 desde que Madonna apareceu pela primeira vez para o
gráfico de vinte anos atrás com Holiday.
Hollywood
– o segundo single ficou entre os dez primeiros em charts no Canadá,
Reino Unido, Finlândia e Itália, mas devido à mensagem anti-guerra que
o vídeo da música single antecessor do álbum, American Life, tinha
apresentado. Hollywood se tornou o primeiro single que perdeu a
Billboard Hot 100 desde que Madonna apareceu pela primeira vez para o
gráfico de vinte anos atrás com Holiday.
Nobody Knows Me
- single promocional nos Estados Unidos para os clubes de dança. Foi
incluída como um B-side no maxi-single de Nothing Fails (e no single
europeu de Love Profusion) em 2003. A publicação contém remixes para
clubes Above & Beyond, Mount Sims e Peter Rauhofer. A canção é um
dos mais utilizados o som eletrônico em American Life e é um dos mais
renomados pelos fãs.
Nothing Fails
– lançada como terceiro single do álbum, e em alguns países,
simultaneamente com Love Profusion. Nothing Fails é uma canção de amor
que recorre a guitarras acústicas e a elementos da música electrónica,
recebeu avaliações geralmente positivas, com os críticos musicais de
música contemporânea, que, em contraste com as outras faixas de
American Life, era a melhor delas e outros críticos a compararam com a
música Like a Prayer (do álbum de mesmo nome - 1989), por ter um coro
evangélico. A canção não entrou na parada musical dos Estados Unidos, a
Billboard Hot 100; internacionalmente, pelo contrário, ficou entre as
dez canções de paradas musicais de países como Argentina, Canadá,
Italia e o primeiro lugar na parada da Espanha.
Love Profusion
- último single do álbum, foi lançado na Europa, Ásia e Austrália na
mesma época em que Nothing Fails era lançado nos EUA. A música da
canção já havia sido usada meses antes num anúncio de perfume da Estée
Lauder. foi o primeiro single não alcançar o Top 10 no Reino Unido
desde o lançamento de "One More Chance" em 1996, ficando na posição #11 e #41
na parada européia. O single saiu em duas cores diferentes, o single 1
em rosa e o single 2 em mostarda, além disso houve também a versão em
vinil 12" com dois remixes e usando a arte do single 1. Há também o
VHS promocional que trás o videoclipe.
No Brasil, o clipe chegou ao primeiro lugar da parada de clipes Top 20 da MTV Brasil e também no Hot100Brasil.
No Brasil, o clipe chegou ao primeiro lugar da parada de clipes Top 20 da MTV Brasil e também no Hot100Brasil.
Die Another Day
– é uma canção para o filme de James Bond (007 - Die Another Day/007-
Um Novo Dia para Morrer). O single, lançado no final de 2002, chegou a
número 8 nos Estados Unidos e em 3º no Reino Unido, fazendo-o como a
canção de maior sucesso tema de James Bond desde A view to kill. A
canção foi depois incluída no American Life.


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